mclassbrasil
Outubro Rosa: sua importância e significados

Outubro Rosa: sua importância e significados

O Outubro Rosa é um movimento em larga escala que busca trazer de forma efetiva e ampliada informações sobre o câncer de mama com influência mundial. Esse período importante no ano é um rico momento informativo cujas mensagens, simbolismos e, consequentemente, mudanças de comportamento social trazem muitos benefícios para a saúde de todos os cidadãos.

É comum surgirem dúvidas acerca do surgimento do Outubro Rosa e toda cadeia de significados atrelados a ele, como qual sua importância, seus símbolos e o que isso significa no cotidiano da vida sexual feminina e masculina. Por isso, acompanhe nosso texto e saiba mais sobre esse preciso movimento da sociedade!

Como surgiu o Outubro Rosa?

O movimento Outubro Rosa iniciou-se em razão de várias iniciativas de campanhas acerca da conscientização do câncer, tendo como destaque um movimento realizado em 1990 em Nova York, pela Fundação Susan G.Komen for the Cure, com uma distribuição em massa de laços cor de rosa que se associou com o universo feminino e tem como objetivo representar essa luta.

Como Surgiu O Outubro Rosa?

Fonte/Reprodução: Original.

O movimento ganhou força e foi reconhecido mundialmente. Em 1997, por meio do congresso americano, o mês de outubro foi determinado como mês oficial para divulgação dessas informações e prevenção do câncer de mama. Essa decisão mudou a maneira como a doença é vista e estabeleceu uma grande iniciativa de saúde no mundo inteiro.

Qual a importância do mês de conscientização?

A importância do Outubro Rosa nesse sentido se dá na ampliação de conhecimento, informação e conscientização acerca das formas de prevenção ao câncer de mama, estabelecendo assim uma sociedade mais informada e segura em razão de seus próprios corpos e ampliação de sua autonomia.

A maneira como o Outubro Rosa é essencial para construção dessa autonomia é o que faz com que o movimento tenha tanta relevância social no que diz respeito à saúde pública. Com essa estratégia social, muitos danos à saúde são minimizados em função da questão preventiva, tão essencial para construção de uma boa qualidade de vida. 

É preciso um olhar atento aos sintomas, bem como alguns aparecimentos que podem ocorrer nas mamas, como caroços, vermelhidão e nódulos. Muitas vezes, pode-se perceber esses aparecimentos sozinho,ou acompanhado, por exemplo, em relações sexuais.

Como é o símbolo do Outubro Rosa?

O símbolo do Outubro Rosa é um laço cor de rosa, geralmente usado em instituições de saúde, comumente retratado em diversos meios para comunicação, como pôsteres e cartazes em paredes, simbolizado em camisetas ou pins decorativos temáticos, em programas de rádio, sites e páginas na internet ou nas próprias instituições e órgãos de saúde e educação.

Como É O Símbolo Do Outubro Rosa?

Fonte/Reprodução: Original.

O símbolo é muito famoso, tanto no Brasil, como internacionalmente. Isso acontece não apenas pelo início de sua história, em Nova York em 1990, como principalmente pela sua importância na saúde das mulheres em relação a toda prevenção e baixa de mortalidade. Contudo, a divulgação do tema não para por aí e é ampliado também com exibições com a própria cor rosa, seja nos prédios das instituições, dentre outros. 

Qual é a mensagem do Outubro Rosa?

A mensagem do Outubro Rosa abarca diversos temas vinculados à saúde e ao empoderamento cidadão, seja em função da ampliação da sensibilidade com o tema, seja proporcionando um espaço para debate, compreensão da doença e vulnerabilidades familiares, dentre outros. 

Por exemplo, o câncer de mama não atinge apenas as mulheres. Apesar de estatisticamente serem as mais prejudicadas, os homens também podem desenvolvê-lo. Com essa informação, mais pessoas podem procurar os serviços de saúde, e assim, ter maiores chances de prevenção e tratamento. Dentre as diversas mensagens, podemos destacar:

  • Compromisso com informação: Pois é através da informação, que é possível ter uma ampla compreensão não apenas do câncer de mama com as mulheres, como também dos homens;
  • Apoio: Fomentar ao apoio entre as pessoas é essencial, tanto para acolhimento para quem tem a doença, como também aos amigos e família entenderem que aquele período, pode e vai ser superado;
  • Empoderamento e autoestima: Em razão das informações e apoio, o empoderamento em função da dificuldade se torna mais fácil e assim, a autoestima em razão de possíveis procedimentos ou tratamentos estará mais estável e que se estende também no fortalecimento da saúde mental durante todo o processo de cura;
  • Aliança com a prevenção:  Aliado a processos de prevenção, o movimento social, além de impedir desenvolvimento de doenças, garante maiores chances de sobrevivência e uma vida melhor ao indivíduo em questão;
  • Fortalecimento da cidadania: A saúde é nosso direito primordial, dessa maneira, o movimento garante que tenhamos mais oportunidades de melhora e também fortalece nossos direitos frente às questões de saúde, com o Estado e com a sociedade.

Esse momento de luta não deve ser visto com preconceito sob nenhuma circunstância, pois ele abraça a sociedade de forma geral e atinge à vida reprodutiva, social e sexual das pessoas. Dessa maneira, é essencial, buscarmos nossas redes de apoio.

Deste modo, pode-se inferir a importância mundial do movimento do Outubro Rosa e como ele é de suma importância para nosso desenvolvimento enquanto sociedade de forma geral. Seja no sentido público, mas principalmente, em nosso sentido mais íntimo e individual: enquanto pessoas! 

PUBLICIDADE

DESTAQUES

Simpática e carinhosa.
Sou educada, carinhosa e gosto de namorar.
Gaúcha recém chegada a São Paulo.

Posts Recentes

Você não pode copiar este conteúdo!