Você sabia que existem diferentes tipos de lubrificantes? Este item é essencial para te ajudar quando a lubrificação natural falha, ou em alguns casos para potencializar o prazer do casal, deixando o momento da relação muito mais relaxante e prazeroso.

Os lubrificantes íntimos podem ter cores, texturas, efeitos e sabores diferenciados, além de também funcionar como óleos corporais.

Vale lembrar que antes de comprar um lubrificante íntimo, é importante conhecer os seus tipos, além de consultar as propriedades de cada um deles a fim de saber que seus componentes não irão causar nenhuma alergia ou desconforto.

Neste artigo completo sobre os tipos de lubrificantes, você vai entender um pouco mais sobre eles, considerando a sua definição, os tipos disponíveis no mercado e as vantagens de se usar o lubrificante íntimo durante as relações.

O que é um lubrificante sexual?

Também conhecido no mercado como sex oil, o lubrificante íntimo, quando foi criado, tinha a função de auxiliar na relação sexual quando a falta de lubrificação natural acontecia e, também, na prática do sexo anal onde essa lubrificação não existe.

O que é um lubrificante sexual?

Fonte/Reprodução: original

Com o passar do tempo, o mercado foi se modernizando e prestando mais atenção nas necessidades de seus consumidores, assim surgiram novos tipos de lubrificantes. As novidades incluíam funções diferentes, como a de potencializar o prazer durante a relação, os comestíveis e saborizados, que apimentam as preliminares e o sexo oral, entre outras.

De acordo com a terapeuta e sexóloga Keila Oliveira,“Na mulher, a lubrificação vaginal equivale à ereção no homem, significa que ela está excitada o suficiente e pronta para o ato sexual. No entanto, há alguns motivos para que essa lubrificação falte ou se torne insuficiente. Via de regra não significa que ela não esteja com vontade de fazer sexo”.

Então, ter uma opção de lubrificante eficaz ao alcance é o ideal para garantir que as interações a dois sejam sempre prazerosas para os envolvidos.

Quais os tipos de lubrificante?

O mercado está repleto de tipos de lubrificantes, com propósitos que vão muito além de garantir uma maior lubrificação durante o ato sexual, porém é a composição de um lubrificante que vai ser o diferencial na hora da compra, uma vez que cada um possui propriedades diferentes.

Quais os tipos de lubrificante?

Fonte/Reprodução: original

Confira as diferenças dos tipos de lubrificantes e saiba qual escolher na hora da compra para atender às suas necessidades.

Gel lubrificante à base de água

Esse tipo de lubrificante íntimo é indicado para quem tem problemas de alergia a outras substâncias, e para uso com preservativo, mas atenção: o gel lubrificante à base de água não pode ser utilizado em contato com a água, pois o mesmo tende a perder seu efeito.

Gel lubrificante à base de silicone

Os géis a base de silicone possuem um acabamento mais aveludado e não são rapidamente absorvidos como o de base de água, dessa forma não é necessário aplicar tantas vezes, sendo mais duradouro.

Eles podem ser usados tranquilamente com preservativos sem o risco de rompimentos, e uma outra vantagem interessante desse tipo de lubrificante íntimo é serem a prova d'água, o que permite que você e seu par façam o uso do produto em contato com a água sem preocupações.

Porém, é importante ressaltar que o valor desse tipo de lubrificante é um pouco mais alto que os demais e que eles tendem a causar alergia, além de eu não ser indicado para sex toys produzidos com silicone, com o risco de danificá-los.

Óleos lubrificantes

Com esse tipo de lubrificante as pessoas com alergia devem ter mais cuidado, pois algumas de suas propriedades podem causar irritações. Ele também não é recomendado para se usar com preservativo, pois seus componentes podem entrar em atrito com o látex, reagindo e rompendo a camisinha.

Vale lembrar que esse tipo de lubrificante é indicado para uso na água, no chuveiro ou em qualquer ambiente em que o contato com a água seja constante, sendo muito utilizados para a prática da masturbação ou massagem erótica.

Se atentar aos tipos de lubrificante é essencial para garantir que o tipo a ser escolhido vai atender as necessidades do casal, por isso antes de comprar leia bem as informações de cada um dos produtos e considere para comprar aquele que de fato vai atender o que se precisa, afinal o objetivo é deixar a transa ainda mais gostosa e relaxante.

É seguro usar lubrificante íntimo?

Sim, em termos gerais o seu uso é seguro. O mais importante na hora de escolher entre os tipos de lubrificante é se atentar a sua composição, pois a depender de suas propriedades ele pode entrar em atrito com o látex — principal material usado na fabricação de camisinhas — e romper o preservativo.

Além disso, é importante ressaltar que a atenção deve ser sempre redobrada ao comprar um lubrificante, porque além de escolher o produto que não cause alergia e seja indicado o uso com preservativo, para que o mesmo não seja rompido, os tipos de lubrificante com efeito anestésico não são indicados para compra. Isso se baseia no fato de que a anestesia pode tirar a sensibilidade e ocultar possíveis lesões que venham a acontecer durante a transa com seu parceiro.

Onde comprar Lubrificante íntimo?

O produto pode ser facilmente encontrado em lojas de departamentos, perfumarias, farmácias e supermercados. Os modelos mais específicos geralmente podem ser encontrados em lojas de conteúdo adulto.

Vale lembrar que também é possível encontrar o produto em lojas na internet, que oferecem grande variedade de marcas e modelos que chegam em sua casa com a maior discrição.

Vantagens do uso do lubrificante

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, o lubrificante íntimo não serve apenas para evitar a secura vaginal durante o sexo, ele pode proporcionar ao casal muitas outras vantagens, confira algumas delas:

Os tipos de lubrificantes podem ajudar a potencializar a relação, além de trazerem diversos benefícios ao ato sexual, como um maior conforto, prazer e prevenções importantes para ambos.

Por isso, ao considerar comprar um lubrificante íntimo leia todas as informações e se atente a escolher o modelo de lubrificante que mais atende as necessidades do casal. Aproveite para ter momentos de prazer intenso com seu par usando um lubrificante que torne a transa de vocês ainda mais gostosa.